Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Libertas é uma publicação semestral da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu objetivo é estimular o intercambio da produção intelectual acadêmica, de conteúdo critico, produzida a partir de pesquisas empíricas e teóricas, no âmbito nacional e internacional, sobre temas atuais e relevantes da área do Serviço Social e das Ciências Sociais e Humanas, com as quais mantem interlocução.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Editores
  • Elizete Menegat
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Especial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os trabalhos submetidos à publicação serão encaminhados para avaliação por dois membros do Conselho de Avaliadores ou outros especialistas reconhecidos de diferentes instituições nacionais e internacionais.

A Comissão Editorial assegura a adoção do sistema de avaliação denominado duplo cego, o que implica garantir, ao longo do processo de avaliação, o anonimato dos(s) autor(es) e o sigilo da participação dos avaliadores, possibilitando-lhes condições para que possam emitir julgamentos com liberdade. O parecerista deve comunicar, à Comissão Editorial, a identificação de quaisquer conflitos de interesses que, em sua opinião, possam influir na sua avaliação sobre o artigo e, quando couber, deve declarar-se impedido de analisá-lo.

Os avaliadores emitem seu parecer sobre o artigo e posicionam-se sobre as seguintes possibilidades:  publicação do artigo;  não publicação do artigo; publicação com modificações. Eles podem recomendar ao(s) autore(s), às autora(s) reformulações de forma e conteúdo. As observações emitidas  são registradas no Formulário de Avaliação  que, ao final do processo, é encaminhado à Comissão Editorial. Durante a avaliação, será levada em conta a probidade ético-teórica, bem como, serão verificados o rigor, a clareza e a precisão do conteúdo analítico e, o rigor, a clareza e a precisão da redação. As eventuais modificações de conteúdo ou de adaptações às normas editoriais e gramaticais serão acordadas com o(s) autor(es), a(s) autora(s). Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final.

Diante de situações em que forem constatadas controvérsias entre os julgamentos emitidos pelos pares de avaliadores, caberá, à Comissão Editorial, a decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos, com base na política editorial da Revista Libertas.  O tempo estimado para a conclusão das avaliações dos artigos submetidos é de 4 a 6 meses.  O resultado das avaliações   será sempre encaminhado, por e-mail, aos autores, assim que o julgamento for concluído.

Além dos artigos submetidos e aprovados, a Comissão Editorial poderá publicar artigos de autores convidados. As opiniões veiculadas nos artigos publicados são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, o posicionamento da Comissão Editorial.

 

Periodicidade

A Revista Libertas tem periodicidade semestral. A primeira edição anual corresponde ao intervalo entre os meses de janeiro a julho e deverá ser publicada on line na data de 31 de julho. A segunda edição anual corresponde ao intervalo entre os meses de agosto a dezembro e deverá ser publicada on line na data de 28 de dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Indexadores

Portal de periódicos eletrônicos da UFJF

SEER

OJS

DIADORIM  (http://diadorim.ibict.br/handle/1/1335)

LATINDEX  (http://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=26096)